Turismologia


Enoturismo


O hábito mundial de tomar vinho é um dos mais saudáveis. Mais que uma bebida, o vinho pode ser considerado como “remédio” para o bom funcionamento do corpo, desde, é claro, que consumido com moderação. Além do prazer que proporciona individualmente ou acompanhado de um bom bate-papo, o vinho desde tempos remotos é utilizado em celebrações.
             O vinho, como não poderia deixar de ser, completa o prazer de uma refeição, ajudando a salientar o sabor dos diversos pratos. Mas, para isso, deve ser escolhido e bebido corretamente. “Beber vinho é uma arte e quase uma ciência”, falam os enólogos. Por isso, toda fase de uma refeição, desde a escolha dos vinhos à maneira de servi-los, degustá-los e bebê-los exige uma certa observância de regras, requinte e sabedoria para desfrutar desse maravilhoso prazer.
             O consumo de vinhos no Brasil está em crescente expansão acompanhando o mercado mundial, assim como sua qualidade, que em alguns rótulos nada fica a dever aos produtos importados. Uma das maiores regiões produtoras de vinhos do Brasil encontra-se no Rio Grande do Sul onde, desde há muito tempo, a procura por seus produtos fez surgir um novo empreendimento, unindo a produção de vinhos ao mercado de turismo: o “enoturismo”. Fundamenta-se na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos, das tradições e tipicidade das localidades produtoras.
               Segundo ECOLINK (2003) "A ideia de transformar o vinho em um evento cultural e lançá-lo no setor do turismo, nasceu em 1993 (Itália), do Movimento de Turismo do Vinho, uma associação italiana que criou a ideia de Cantina Aberta", uma jornada na qual alguns produtores aderentes à iniciativa se empenham em acolher os visitantes/enoturistas para uma degustação guiada na cantina. A iniciativa foi vencedora e tornou-se em 5 anos, um evento mundial, com a criação do Wine Day. Durante esta jornada os visitantes são guiados através de itinerários propositalmente estudados, a descoberta de castelos, museus da cultura e visita das mais importantes zonas de produção, dos vinhedos aos locais de degustação de prestigiosos vinhos.
              Tudo isso visando qualidade e bom gosto, mas também conhecimento e cultura.

Comentários